Aspetos Técnicos
Fornecimento de Energia
Cada vez mais comunidades de energia optam por operar como fornecedoras de energia. Existem diferentes formas de o fazer: algumas iniciativas produzem a sua eletricidade e vendem-na aos seus clientes, e outras compram e agregam energia renovável de outros produtores para os seus membros.
Tornar-se um fornecedor cooperativo de energia tem os seus desafios, relacionados com a regulamentação, a influência dos atores estabelecidos no mercado e as limitações financeiras, entre outros. Não desesperes se a tua comunidade se deparar com um obstáculo. É perfeitamente normal e, com a ajuda de outras cooperativas, encontrarão uma solução!
EXEMPLOS:
- Coopérnico (Portugal) é a primeira cooperativa produtora e fornecedora de energia em Portugal, fornecendo energia aos membros e clientes a partir dos seus próprios projetos de ER. Até à data, a cooperativa tem cerca de 800 clientes. Muitas outras cooperativas de energia propuseram modelos de negócio semelhantes.
- Enostra (Itália) produz e compra energia a partir de centrais de energias renováveis, favorecendo as empresas de produção ligadas às comunidades locais, promovendo o crescimento da quota de energia proveniente de fontes renováveis no cabaz energético nacional e fornecendo-a depois aos seus membros e clientes.