SEYN logo



Exemplos Inspiradores e Melhores Práticas

Ènostra

País: Itália

Informações de contacto:

énostra

Sobre

A primeira e maior cooperativa e fornecedora de energia renovável em Itália, a Ènostra desempenhou um papel crucial na criação de comunidades de energia e está envolvida no estabelecimento de várias outras em Itália. Com uma produção anual de mais de 3 GWh gerados pelas centrais elétricas da cooperativa e mais de 35 GWh de eletricidade fornecida por ano, a Ènostra construiu uma experiência valiosa que pode beneficiar novas comunidades de energia.

Passe o rato para ler em modo claro.

Missão

A Ènostra tem como objetivo desenvolver e difundir a utilização e produção de energia de forma consciente, sustentável e participativa através de um modelo energético sustentável, cooperativo, resiliente e baseado na utilização exclusiva de energia proveniente de fontes renováveis.

Atividades

A Ènostra desenvolve serviços e atividades para a comunidade, criando oportunidades de participação e envolvimento de indivíduos e redes sociais em prol da transição energética a partir da base. Produzem e compram energia a partir de centrais de energias renováveis, favorecendo as empresas de produção ligadas às comunidades locais e promovendo o crescimento da quota de energia proveniente de fontes renováveis no sistema energético nacional, fornecendo-a depois aos seus membros e clientes.

Também investem na construção de novas centrais de produção renovável através de capital coletivo e oferecem aos seus membros serviços de eficiência, criação de soluções chave-na-mão para a poupança de energia (fotovoltaica, sistemas de armazenamento, bombas de calor, estações de carregamento) e ferramentas de monitorização do consumo.

Boas práticas distintivas

No espírito dos princípios cooperativos, ènostra oferece um quadro abrangente de cinco passos para a criação de uma comunidade de energia, incluindo um estudo de viabilidade e mapeamento das partes interessadas, envolvimento da comunidade e campanha de adesão, consultoria jurídica e estabelecimento da entidade legal, instalação de centrais de energias renováveis e registo da comunidade de energia para o reconhecimento da tarifa premium. Atualmente, a Ènostra está envolvida na criação de cerca de 30 comunidades energéticas, incluindo Villanovaforru e Ussaramanna.

Barreiras e como foram ultrapassadas

A Ènostra enfrentou os desafios de criar algo que ainda não existia em Itália: uma cooperativa de venda de eletricidade que também pretendia tornar-se financeiramente sustentável. Rapidamente, depois de observarem outros exemplos de comunidades de energia na Europa, aperceberam-se de que precisavam de expandir a sua atividade para também produzir energia renovável. Assim, uniram forças com a Retenergie, que produzia (mas não vendia aos utilizadores finais) eletricidade FER desde 2008.

A Ènostra foi criada num momento difícil para o setor das energias renováveis em Itália, logo após o fim do principal regime feed-in (tarifas bonificadas) para a produção fotovoltaica. Posteriormente, a incerteza regulamentar foi o principal fator exógeno com um impacto negativo na cooperativa, desafiando-a a lidar com a incerteza regulamentar e a adaptar-se a contingências.

Benefícios para os indivíduos participantes

A Ènostra catapulta os interesses de baixo para cima, como os das administrações locais e dos cidadãos energéticos, verdadeiros protagonistas deste novo esquema energético.

Os seus valores fundadores incluem a sustentabilidade, a partilha e a participação ativa, os mesmos valores que orientam uma comunidade de energia renovável.

Porque estamos empenhados em ir além da energia e propor a comunidade das energias renováveis também como ativadora de ações coletivas não só relacionadas com a energia, que revitalizam as comunidades locais e promovem a inclusão.