Aspetos Técnicos
Tecnologia Apropriada e Tecnologias para Projetos Comunitários
Estas são soluções tecnológicas adequadas às condições sociais e económicas da área geográfica em que serão aplicadas, respeitadoras do ambiente, que utilizam recursos disponíveis localmente e que sejam mantidas e exploradas pela comunidade local, promovendo a autossuficiência dos seus utilizadores.
Atualmente, existe um vasto conhecimento sobre as diferentes tecnologias. O que tens de fazer é procurar aplicações adequadas para responder a necessidades energéticas específicas, experimentar e desenvolver soluções adequadas.
As Comunidades de Energia pretendem auto-organizar-se em torno de atividades relacionadas com a energia para fornecer serviços ou outros benefícios socioeconómicos aos membros e à comunidade local. Para tal, podem concentrar-se numa grande variedade de atividades, utilizando diferentes tipos de tecnologias para atingir os seus objectivos.
Embora a maioria das Comunidades de Energia na Europa se concentre em atividades de produção de energia renovável, nos últimos anos têm vindo a alargar progressivamente o seu âmbito para incluir outras soluções no domínio da energia (eficiência, fornecimento, distribuição, armazenamento). Neste ponto, queremos sublinhar que as diferentes tecnologias, a dimensão/escala, a localização, o planeamento e a avaliação do impacto da implantação destas tecnologias são cruciais para garantir que servem as necessidades e possibilidades da comunidade sem afetar negativamente o ambiente circundante. Neste caso, as tecnologias servem como uma ferramenta para concretizar a visão das comunidades.