SEYN logo



Exemplos Inspiradores e Melhores Práticas

Hyperion

País: Grécia

Informações de contacto:

  • Olimpionikon 7, Ilioupoli
    PC 16342, Athens, Greece
  • contact: Chris Vrettos
  • info@hyperion-community.gr
  • chris@electraenergy.coop
  • (+30) 694 838 79 11
  • https://hyperion-community.gr/en/
Hyperion

Sobre

A Hyperion é uma comunidade de energia sem fins lucrativos e é a primeira comunidade virtual de energia solar com medição líquida em Atenas, na Grécia. A sua criação foi liderada pela Cooperativa de Energia Electra.

Passe o rato para ler em modo claro.

Missão

Criação de um exemplo replicável de democracia energética na Grécia através de um modelo viável de autoconsumo coletivo, oferecendo competências, conhecimentos e capacidades. A Hyperion tem como objetivo fornecer aos seus membros energia limpa e barata para desenvolver serviços e ações que contribuam para uma transição energética justa, para combater a pobreza energética e oferecer apoio às comunidades vulneráveis.

Atividades

As atividades da comunidade incluem a produção, distribuição e fornecimento de Energia Renovável aos seus membros cooperantes, com especial incidência no desenvolvimento de esquemas de autoconsumo solar de base comunitária (autoconsumo coletivo).

O primeiro parque solar está localizado em Stymfalia e consiste numa instalação solar fotovoltaica de 500 kWp que alimenta mais de 120 membros, 9 agregados familiares vulneráveis e 2 centros sociais, gerando mais de 750 000 kWh/ano.

A comunidade está também ativa em atividades de sensibilização, capacitação dos cidadãos e reforço de capacidades, transferindo conhecimentos e promovendo a criação de redes com autoridades locais, organizações, universidades e comunidades energéticas na Grécia e no estrangeiro. Recentemente, começaram a trabalhar na eficiência energética e na resposta à procura como formas adicionais de alcançar a sustentabilidade e o consumo informado.

A Hyperion criou também grupos de trabalho internos que abordam diferentes tópicos, tais como: 1. pobreza energética, 2. jurídico e administrativo, 3. novas tecnologias, 4. presença pública, com um elevado envolvimento dos membros.

Boa prática distintiva

A contagem de rede virtual oferece uma oportunidade para os residentes de ambientes urbanos que vivem em habitações de aluguer participarem na transição energética, tornando-se prossumidores, uma vez que permite que a produção de energia seja geograficamente dissociada do consumo de energia, contornando assim vários obstáculos relacionados com a instalação de FER nos telhados ou no local. Através deste projeto, os cidadãos de Atenas, as PME de Atenas e os agricultores locais que fornecem os terrenos estão a investir e a beneficiar em conjunto.

Barreiras e como foram resolvidas

Algumas barreiras iniciais incluíam a pesada burocracia em torno da criação de uma comunidade de energia, que exigia muitas horas de trabalho para ser contornada. O acesso à rede também é extremamente limitado e, embora os membros da Hyperion tenham pesquisado a capacidade na área e selecionado um campo que já tinha uma central elétrica instalada, o seu primeiro pedido de autorização para um parque fotovoltaico de 80 kWp foi recusado. Decidiram, então, aumentar para 500 kWp para satisfazer as necessidades dos membros interessados e solicitaram uma licença para a média tensão, que supostamente seria mais fácil de aceder, e conseguiram obter aprovação. Mais uma vez, na fase inicial, a Hyperion explorou diferentes opções de financiamento, tais como ferramentas de crowdlending (nomeadamente a Genervest), pequenas subvenções de instituições ou empréstimos bancários (nesta última opção não obtiveram uma resposta positiva) para garantir que todos os membros podiam avançar mesmo que não tivessem o capital necessário.

Benefícios para as pessoas que participam

Participação ativa na aceleração da transição para as energias limpas. Reforçar a resiliência face às grandes flutuações dos preços de mercado da energia resultantes da dependência do gás fóssil, que é caro, e da (neo)liberalização mais alargada do mercado da energia. Acesso à informação e ao sentido de comunidade num local urbano.