SEYN logo



Exemplos Inspiradores e Melhores Práticas

Comunidade Energética de Karditsa (ESEK)

País: Grécia

Informações de contacto:

  • Agiophgh, 43100, Greece, Thessaly, Karditsa
  • info@esek.gr
  • (+30) 6945179170
  • www.esek.gr
ESEK

Sobre

Na Tessália, a comunidade energética de Karditsa (ESEK) está ativa na exploração de biomassa a partir de resíduos florestais e agrícolas (com critérios ambientais rigorosos) e de resíduos de processamento de madeira e constitui um dos primeiros e mais bem sucedidos empreendimentos com mais de 300 membros.

Passe o rato para ler em modo claro.

Missão

A ESEK pretende contribuir para a democratização da energia na região e para a utilização de fontes de energia renováveis, utilizando o potencial significativo de biomassa residual da região, proveniente de atividades agrícolas, florestais e de transformação de madeira, bem como de fontes urbanas.

Atividades

Desde 2017, a ESEK opera uma fábrica de pellets que processa biomassa residual em 1.200 toneladas de pellets por ano. A biomassa é composta por resíduos florestais, resíduos agrícolas, podas de árvores urbanas, etc., provenientes da região de Karditsa. A ESEK criou uma cadeia de valor que beneficia os fornecedores de biomassa, os transportadores e os cidadãos locais.

Os pellets produzidos são utilizados para aquecimento ou arrefecimento e os seus 350 membros beneficiam da aquisição destes pellets a um preço reduzido, criando uma solução energética localizada e sustentável.

Em 2022, no âmbito do projeto BECoop financiado pelo programa Horizonte 2020, a ESEK começou a utilizar borras de café residuais para produzir pellets. Para implementar esta ideia, a comunidade energética, em cooperação com a organização sem fins lucrativos InCommOn, criou um sistema de recolha de resíduos de café em contentores específicos utilizados pelos cidadãos e pelos cafés locais.

A ESEK também colaborou com o município de Karditsa para instalar uma caldeira de biomassa alimentada por pellets de café num jardim de infância local. Esta nova caldeira substituiu uma antiga caldeira a óleo, satisfazendo as necessidades de calor do edifício a um custo mais baixo e com um impacto ambiental reduzido. No futuro, planeiam alargar a iniciativa a outras escolas.

A ESEK está também a desenvolver um parque fotovoltaico de 1,2 MWp para cobrir as necessidades de eletricidade dos membros através do processo de contagem de rede virtual.

Boas práticas distintivas

Sensibilização e intervenções nas escolas. A ESEK conseguiu criar um ecossistema local de atores (autoridades municipais, cidadãos, pequenas e médias empresas e outras iniciativas) que, cooperando, utilizam a riqueza local e produzem a sua energia, provando que as Comunidades Energéticas podem ser um grande aliado das autoridades locais e regionais.

Benefícios para os indivíduos participantes

Os 350 membros da ESEK têm o benefício de adquirir estes pellets a um preço reduzido e estarão a consumir a energia produzida pelo parque fotovoltaico da comunidade, criando uma solução energética localizada e sustentável.