SEYN logo



Aspetos Financeiros

Termos Financeiros

Alguns termos financeiros comuns que é útil conhecer:

  • CAPEX: As despesas de capital são custos que ocorrem quando se adquire, melhora ou mantém ativos físicos de um projeto de investimento. Os exemplos incluem os custos dos processos de planeamento, instalação ou equipamento.
  • OPEX: As despesas operacionais são os custos que ocorrem no funcionamento diário de um projeto. Os exemplos incluem custos de manutenção, custos de pessoal, custos de subcontratação externa, etc.
  • ROI: O retorno do investimento é uma medida de desempenho utilizada para avaliar a eficiência ou a rentabilidade de um investimento. É utilizado para medir o montante do retorno de um determinado investimento, relativamente ao custo do investimento. Os principais fatores que influenciam o ROI incluem o montante do investimento inicial, os custos de manutenção em curso e o fluxo de caixa gerado pelo investimento.
  • Taxa de desconto: As taxas de juro aplicadas para calcular o valor atual dos fluxos de caixa futuros. Como parte de uma análise dos fluxos de caixa descontados, a taxa de desconto é utilizada para calcular o valor atual líquido (VAL) e contribui para a contabilização do valor temporal do dinheiro e do risco de um investimento, bem como para tornar diferentes investimentos mais comparáveis.
  • Período de retorno do investimento: O tempo necessário para recuperar o custo inicial do investimento.
  • Financiamento dos cidadãos: Um esquema financeiro que utiliza o investimento dos cidadãos para financiar um projeto. Neste esquema de financiamento, os cidadãos ou as comunidades reúnem os seus recursos financeiros para implementar um projeto que visa o seu bem comum. O financiamento cidadão é também por vezes referido como fundo do cidadão ou financiamento público e pode ser organizado de diferentes formas, por exemplo, através de crowdfunding, cooperativas, etc.
  • Receitas: O rendimento gerado pelas operações diárias realizadas no âmbito de um projeto. Os fluxos de receitas podem incluir, por exemplo, poupanças de energia geradas, taxas de operação e manutenção, fornecimento de energia, etc.
Passe o rato para ler em modo claro.