Sistemas de Apoio às Comunidades
Municípios que Apoiam as Comunidades de Energia
Os municípios podem melhorar significativamente o desenvolvimento das comunidades de energia oferecendo apoio concreto, como subvenções, subsídios e assistência técnica. Ao investirem ativamente em melhorias de infra-estruturas e ao facilitarem programas de envolvimento da comunidade, os municípios ajudam as comunidades de energia a ultrapassar obstáculos financeiros e regulamentares, facilitando-lhes o lançamento e a manutenção de iniciativas bem sucedidas de energias renováveis.
Neste caso, utilizaremos Barcelona, em Espanha, como exemplo de um município solidário.
Passe o rato para ler em modo claro.
Município de Barcelona
País: Espanha
Informações de contacto:
- Câmara Municipal de Barcelona
- ajuntament@bcn.cat
- www.barcelona.cat
Sobre
Barcelona é uma das principais cidades da Europa a apoiar as comunidades de energia e a transição para as energias renováveis. A cidade está empenhada em reduzir as emissões de carbono e em promover iniciativas energéticas lideradas pelos cidadãos.
Missão
Promover o desenvolvimento urbano sustentável, apoiando as comunidades de energia locais e assegurando que os cidadãos tenham acesso a energia limpa e a preços acessíveis. Barcelona tem como objetivo capacitar os residentes e as empresas para participarem na transição para um sistema energético verde e descentralizado. Por exemplo, o Plano Climático de Barcelona 2030 inclui medidas como o aumento dos espaços verdes, a melhoria da eficiência energética dos edifícios e a expansão das fontes de energia renováveis.
Atividades
Prestação de apoio técnico e financeiro às comunidades de energia da cidade, oferecendo simultaneamente formação e workshops sobre eficiência energética e projetos de energia de iniciativa comunitária.
Boas Práticas Distintivas
Lançamento do programa Barcelona Energia – uma empresa pública de energia que fornece energia renovável e incentiva a participação dos cidadãos.
Benefícios para os Indivíduos Participantes
Estas iniciativas permitem o acesso à energia renovável acessível e produzida localmente. Além disso, os cidadãos pagam faturas mais baixas através da melhoria da eficiência energética e da poupança de custos em casas e empresas.