Exemplos Inspiradores e Melhores Práticas
Comunidade Energética Minóica
País: Grécia
Informações de contacto:
- El. Venizelou 183,
Arkalochori 703 00, Crete - info@minoanenergy.gr
- (+30) 2891029010
- www.minoanenergy.com
Sobre
Sediada na ilha de Creta, a Minóica foi criada durante a pandemia de COVID-19 como resposta às consequências sociais e económicas dos confinamentos (em toda a região). O objetivo da Minóica foi alargado depois de um terramoto destruidor (27 de setembro de 2021) ter afetado gravemente a sua região de origem, Arkalochori.
Passe o rato para ler em modo claro.
Missão
Eliminar a pobreza energética através da criação de igualdade de acesso à energia gerada pelo potencial da ilha para todos os cidadãos cretenses. A Comunidade de Energia da Minóica desempenha um papel integral e de liderança na transição energética em Creta, assegurando que a transição é democrática e justa, reivindicando o máximo de benefícios possíveis para a comunidade local.
Atividades
A Minóica desenvolveu dois projetos de partilha de energia para o autoconsumo coletivo, conhecidos como Virtual Net Metering. Através do Net Metering virtual, os membros da Minóica, entre os quais se encontram cidadãos, empresas locais e municípios de toda a região de Creta, geram a sua eletricidade a partir de energia solar e devolvem à rede a eletricidade não utilizada, permitindo assim aos membros reduzir as faturas de eletricidade. O primeiro projeto tem uma capacidade de 405 kWp e o segundo de 1 MWp. Além disso, a Minóica tem uma grande variedade de projetos em desenvolvimento, cujo objetivo é diversificar as fontes de energia renováveis (FER), incluindo coletores solares térmicos, energia eólica de pequena dimensão, biomassa, armazenamento hídrico, redes de aquecimento urbano, geotransferência e medidas de poupança de energia.
A comunidade também contrata especialistas em energia que oferecem aconselhamento sem fins lucrativos aos cidadãos para medidas de poupança de energia e de melhoria da eficiência energética das suas residências e às autoridades públicas para medidas de poupança de energia e de eficiência energética dos seus edifícios. Também está ativa na investigação científica e na organização de eventos de capacitação e informação para as partes interessadas e cidadãos locais, com o objetivo de sensibilizar a comunidade insular cretense para a transição energética, centrando-se na sua necessidade, riscos e oportunidades identificadas.
Boas práticas distintivas
A comunidade tem estado a envolver-se e a colaborar com as partes interessadas locais, incluindo mais de 11 municípios que são agora membros da Minóica e da Autoridade Regional da ilha. Esta abordagem unificada permite que a comunidade contribua ativamente para o desenvolvimento de projetos energéticos adaptados às necessidades específicas destes municípios, promovendo a produção de energia localizada que beneficia diretamente os cidadãos da região. Além disso, a comunidade desempenha um papel significativo na definição da política energética que enfatiza a importância das comunidades energéticas na promoção do bem-estar local. O seu compromisso para com a inovação é sublinhado pela colaboração com institutos académicos e de investigação locais para implementar projetos pioneiros e projetos-piloto. Além disso, a comunidade organiza dias de informação pública aberta e eventos adaptados a escolas e grupos profissionais, como os do setor do turismo e da agricultura, assegurando que o conhecimento e os recursos são amplamente acessíveis e promovendo uma cultura de sustentabilidade na comunidade.
O projeto é uma parceria ativa no envolvimento e colaboração com as partes interessadas locais, incluindo mais de 11 municípios da ilha e a Autoridade Regional da ilha, que são agora membros da comunidade. Através destas parcerias, a comunidade pode contribuir para o desenvolvimento de projetos de energia para as necessidades energéticas dos municípios, apoiando, por sua vez, a energia comunitária e a produção localizada de energia que beneficia os cidadãos da região.
Barreiras e como foram resolvidas
Embora a Comunidade Energética da Minóica se concentre numa carteira diversificada de tecnologias de ER necessárias para uma transição integrada eficaz da ilha, os desafios relacionados com o licenciamento de projetos pelo regulador estão a criar barreiras ao desenvolvimento da comunidade em termos de desenvolvimento de novos projetos.
Benefícios para os indivíduos participantes
A cada membro é oferecida a oportunidade de beneficiar e ter acesso a fontes de energia renováveis disponíveis na ilha e de se tornar co-proprietário, juntamente com outros membros, com igual direito de voto nos processos de tomada de decisão. Os membros deixam de ser independentes das empresas de energia. Contribuição para o desenvolvimento da região, uma vez que o capital investido permanecerá na região. Acesso a um melhor serviço ao cliente.
Informações de:
- https://www.rescoop.eu/uploads/rescoop/downloads/2023_EUCENA-Balkan-Best-Practice-Guide-EN.pdf
- https://minoanenergy.com/en/
- https://www.rescoop.eu/toolbox/the-social-impact-of-energy-communities-in-greece
- https://www.interregeurope.eu/good-practices/minoan-energy-community-in-crete-activates-for-a-resilient-society